Anvisa cancela 47 pomadas irregulares para cabelo
Produtos irregulares podem causar irritação e até cegueira temporária, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
24/02/2025
|
12:55
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou a regularização de 47 pomadas para fixação e modelagem capilar por não atenderem às normas de segurança. A comercialização desses produtos fica proibida a partir de 24 de fevereiro.

A medida faz parte do monitoramento contínuo da Anvisa para evitar riscos à saúde. Os produtos foram cancelados porque não cumpriram a norma RDC 814/2023, que exige registro formal e documentação completa para comprovar a segurança. Antes, esses produtos entravam no mercado por um processo mais simples de notificação, que agora não é mais permitido.

A lista das pomadas autorizadas está disponível no site da Anvisa: gov.br/anvisa. O uso de produtos irregulares pode causar problemas como irritação, inchaço nos olhos e até cegueira temporária. Quem tiver reações adversas deve comunicar à Agência para reforçar o controle de qualidade.

 Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Claudimário Carvalho