Anatel combate ligações indesejadas com novo sistema de monitoramento
Ferramenta facilita identificação de originadores e agiliza ações contra fraudes.
22/01/2025
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A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou um novo sistema para que operadoras de telefonia informem dados sobre chamadas indesejadas e possíveis fraudes. A ferramenta, integrada ao Sistema Coleta de Dados Anatel, vai permitir mais rapidez na identificação de irregularidades, como alterações indevidas de números.

As operadoras devem enviar relatórios mensais à agência, detalhando dados das chamadas suspeitas, como horários, códigos de acesso e identificação das empresas envolvidas.

As prestadoras consideradas ofensoras, ou seja, aquelas que são origem das chamadas indesejadas, podem ser suspensas e multadas em até R$ 50 milhões, além de terem informações encaminhadas às autoridades de segurança pública em casos de golpes.

A medida se soma a ações já implementadas pela Anatel, que estima ter evitado quase 185 bilhões de ligações indesejadas entre 2022 e 2024. Entre as iniciativas, estão o programa “Qual empresa me ligou?”, o processo atual de implantação do Origem Verificada e a campanha Outubro Ciberseguro.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé