A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou um novo sistema para que operadoras de telefonia informem dados sobre chamadas indesejadas e possíveis fraudes. A ferramenta, integrada ao Sistema Coleta de Dados Anatel, vai permitir mais rapidez na identificação de irregularidades, como alterações indevidas de números.
As operadoras devem enviar relatórios mensais à agência, detalhando dados das chamadas suspeitas, como horários, códigos de acesso e identificação das empresas envolvidas.
As prestadoras consideradas ofensoras, ou seja, aquelas que são origem das chamadas indesejadas, podem ser suspensas e multadas em até R$ 50 milhões, além de terem informações encaminhadas às autoridades de segurança pública em casos de golpes.
A medida se soma a ações já implementadas pela Anatel, que estima ter evitado quase 185 bilhões de ligações indesejadas entre 2022 e 2024. Entre as iniciativas, estão o programa “Qual empresa me ligou?”, o processo atual de implantação do Origem Verificada e a campanha Outubro Ciberseguro.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Dilson Santa Fé