A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu de forma cautelar as operações da companhia Voepass, a partir de 11 de março. A suspensão vai permanecer até que sejam corrigidas as irregularidades identificadas. Passageiros com voos cancelados devem buscar a empresa ou agência de viagem para reembolso ou reacomodação.
De acordo com a agência, a decisão tomada decorre da reincidência de problemas de segurança e do não cumprimento das exigências feitas pela Anac desde 2024, incluindo redução da malha e melhorias na manutenção.
Após auditorias em fevereiro deste ano, foi constatada a degradação do sistema de gestão da empresa, levando à suspensão até a comprovação da retomada da segurança operacional.
Em nota à imprensa, a Anac informou que a decisão de suspender as operações da Voepass foi “acertada”. Segundo a agência, o Ministério de Portos e Aeroportos vinha acompanhando este processo há alguns meses, e a medida cautelar visa, de forma temporária, solicitar que a empresa aérea melhore sua governança e fortaleça ainda mais a segurança dos voos no país.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, José Carlos Andrade