O Amazonas se tornou o primeiro estado brasileiro a ter 100% dos 62 municípios com acesso gratuito aos canais públicos em sinal digital. A entrega foi oficializada nessa quarta-feira (29), em Manaus, com a inauguração de estações de TV digital em mais 10 cidades. Com a universalização do sinal, a população passa a ter acesso gratuito a canais como TV Brasil, Canal Gov, Canal Educação, Canal Saúde, TV Câmara, TV Senado e TV Assembleia.
Para assistir, o cidadão precisa apenas de uma televisão e antena comum. Não é necessário internet, TV por assinatura ou pagamento de mensalidade. A medida beneficia mais de 4,3 milhões de habitantes e amplia o acesso a conteúdos educativos, culturais, jornalísticos e informações de utilidade pública, como campanhas de vacinação e prevenção em saúde.
Segundo o Ministério das Comunicações, a iniciativa faz parte do programa Brasil Digital, que busca ampliar a infraestrutura de comunicação em regiões mais isoladas do país. Antes da universalização, muitos moradores do interior e de áreas remotas do Amazonas não tinham acesso aos canais públicos pela TV aberta.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin