Água do São Francisco amplia produção e renda no semiárido
Mais de 848 famílias agricultoras são beneficiadas com novos sistemas de irrigação em 18 Vilas Produtivas Rurais (VPRs) do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF).
15/10/2025
|
09:40
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

A chegada da água do Rio São Francisco começa a mudar a realidade das famílias reassentadas nas Vilas Produtivas Rurais (VPRs) localizadas ao longo dos canais do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF). O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) está implantando sistemas de irrigação que fortalecem a produção agrícola e aumentam a renda no semiárido nordestino.

Dezoito VPRs foram contempladas, beneficiando diretamente mais de 848 famílias agricultoras nos Eixos Norte e Leste do projeto. Os sistemas de irrigação, previstos pelo Programa Básico Ambiental 16 (PBA 16), foram dimensionados para garantir produção contínua de alimentos, segurança alimentar e geração de renda.

Os sistemas implantados são adaptados ao perfil da agricultura familiar e incluem infraestrutura hídrica, assistência técnica e capacitação para manejo agrícola. Além disso, as ações contam com acompanhamento técnico-social voltado ao fortalecimento da organização comunitária, ao planejamento das atividades produtivas e ao uso sustentável dos recursos naturais.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, José Carlos Andrade