AGU se prepara para atuar na extradição de condenados pelos atos de 8 de janeiro
AGU iniciou o processo de contratação de advogados no exterior para dar andamento aos pedidos de extradição de condenados pelos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. Medida busca garantir a efetivação das extradições conforme determinado pelo STF.
09/01/2025
|
10:33
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

A Advocacia-Geral da União (AGU) começou a contratar advogados no exterior para representar os interesses do Brasil em processos de extradição de indivíduos condenados pelos ataques de 8 de janeiro de 2023.

A autorização foi assinada pelo advogado-geral da União, Jorge Messias, e busca cumprir uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou à AGU a adoção de providências para efetivar as extradições requisitadas nas ações penais relacionadas ao inquérito.

Com essa autorização, a AGU vai solicitar informações atualizadas ao STF sobre as jurisdições responsáveis pelos pedidos de extradição e vai colaborar com o Ministério da Justiça e Segurança Pública para identificar os casos que demandam atuação judicial no exterior.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lademir Filippin