O prazo para as organizações familiares inscreverem propostas no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) foi prorrogado até o dia 31 de março. Dessa forma, os agricultores familiares vão ter mais tempo para transmitir a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) os projetos de Compra com Doação Simultânea (CDS).
As propostas para o PAA devem contar, no mínimo, com 50% de participação feminina. Quanto maior for a participação das mulheres nas propostas, maior vai ser a pontuação recebida.
Os projetos que contarem com maior envolvimento da juventude rural também vão ser priorizados. As propostas agroecológicas e orgânicas estão na lista das prioridades, assim como as inciativas com a participação de indígenas, comunidades quilombolas, assentados da reforma agrária, Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs).
Cada organização fornecedora pode ter acesso a, no máximo, R$ 1,5 milhão por ano. O limite, por agricultor familiar, é de R$ 15 mil.
Em caso de dúvidas ou de necessidade de outras informações sobre a elaboração e a inscrição dos projetos, as cooperativas e associações podem procurar as superintendências regionais da Conab em cada estado.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, José Carlos Andrade