Abono salarial: 4º lote começa a ser pago na próxima sexta-feira (15)
Mais de 4,5 milhões de trabalhadores serão contemplados neste lote. Consultas de valores a receber e o banco de pagamento estão disponíveis na CTPS Digital e portal do gov.br.
13/05/2026
|
11:06
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Trabalhadores nascidos em maio e junho começam a receber, nesta sexta-feira (15), o quarto lote do abono salarial do PIS/Pasep. Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, mais de 4,5 milhões de pessoas têm direito ao benefício neste lote, totalizando a liberação de R$ 5,7 bilhões. Em 2026, o calendário de pagamento do abono salarial, referente ao ano-base de 2024, iniciou os pagamentos em 16 de fevereiro. Os valores vão ficar disponíveis aos trabalhadores até o fim do calendário, em 30 de dezembro deste ano.

O pagamento será feito pela Caixa Econômica Federal para trabalhadores da iniciativa privada e pelo Banco do Brasil para servidores públicos. O valor do benefício varia de R$ 136,00 até R$ 1.621,00, dependendo do número de meses trabalhados em 2024.

Tem direito ao abono quem está inscrito no PIS ou Pasep há pelo menos cinco anos, recebeu até R$ 2.766,00 por mês em média no ano-base e trabalhou pelo menos 30 dias com carteira assinada.

O pagamento do PIS vai ser feito prioritariamente em conta da Caixa ou pelo aplicativo Caixa Tem. Já o Pasep será pago em conta bancária, via PIX, TED ou presencialmente nas agências do Banco do Brasil. As consultas podem ser feitas pela Carteira de Trabalho Digital, no portal Gov.br, pelo telefone 158 ou nas Superintendências Regionais do Trabalho.

Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo