O Ministério da Saúde abriu as inscrições da segunda chamada do projeto Mais Médicos Especialistas. A iniciativa é parte do programa Agora Tem Especialistas, para ampliar o acesso da população a consultas, exames e cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS).
Os profissionais que já possuem especialização em áreas prioritárias, como anestesiologia, cirurgia geral, cardiologia, ginecologia, oncologia e radiologia, podem se inscrever até o dia 3 de outubro, na plataforma da UNA-SUS, com o preenchimento de formulário.
Ao todo, são quase três mil postos disponíveis em hospitais e policlínicas do SUS. De acordo com o governo federal, os médicos aprovados vão atuar em unidades de saúde e, ao mesmo tempo, participar de cursos de aperfeiçoamento, com mentoria remota e imersões em hospitais de referência. Desta forma, o SUS espera ter especialistas cada vez mais atualizados.
Atualmente, 320 especialistas já atuam em 156 municípios, e a meta do Ministério da Saúde é alcançar 500 médicos até o fim de 2025.
Da Agência Rádio Gov, em Brasília, Lucilly Araújo