O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reuniu-se, nesta sexta-feira (24) com representantes da principal empresa chinesa de investimentos no agronegócio brasileiro, a Cofco, na sede da companhia em Pequim.
Fávaro falou das potencialidades do Brasil para ampliação da parceria comercial. E registrou que a visita presidencial à China representa também um marco, com a retomada das relações fraternais entre os dois países.
As operações da Cofco no Brasil representaram a exportação de 33 milhões de toneladas de produtos, num total de U$ 5,4 milhões em investimentos.
Além disso, a Cofco está investindo cerca de U$ 300 milhões de dólares na reforma e ampliação do terminal arrematado no leilão do Porto de Santos para aumentar a capacidade de transporte de grãos.
O presidente da Cofco, Lyu Jun, afirmou que o presidente chinês, Xi Jinping, valoriza muito a relação Brasil-China e também as operações da empresa em território brasileiro.
O embaixador do Brasil na China, Marcos Galvão, lembrou que a visita do presidente Lula, precedida pelo ministro da Agriculturao, é um marco no relançamento das relações entre os dois países. Ele destacou que o Brasil respondeu, no ano passado, por 22% de tudo que a China comprou no mundo.
Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília