MDS vai ao RS para ajudar famílias gaúchas atingidas por enchentes
E mais: Forças Armadas enviam Hospital de Campanha ao RS e ajudam no resgate de pessoas e na recuperação de áreas danificadas; Senatran lança a 11ª edição do Maio Amarelo, com o tema “Paz no trânsito começa por você”.
02/05/2024
|
17:03
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome mobilizou equipes ajudar a população gaúcha.

Devido a chuvas intensas, o Rio Grande do Sul teve estado de calamidade pública decretado na última quarta-feira, dia 1º.

A pasta vai atuar em três eixos: acolhimento e atendimento a famílias e pessoas desabrigadas, fornecimento de cestas de alimentos e unificação do calendário do Bolsa Família.

O ministro Wellington Dias afirmou que a preocupação é garantir condições de ajuda humanitária, dar apoio necessário para as famílias e, também, o governo federal continuar integrado com outras áreas para trabalhar na reconstrução e na infraestrutura atingida.

*****************

Ainda sobre o Rio Grande do Sul, as Forças Armadas foram designadas pelo presidente Lula a ajudar no socorro às vítimas das enchentes.

É a Operação Taquari 2, que está sob o comando do general Hertz Pires do Nascimento, comandante da Operação Conjunto Taquari II. São 12 embarcações, 5 helicópteros, 45 viaturas e equipamentos de engenharia e cerca de 600 militares atuando em 19 municípios.

Nesta quinta-feira, as Forças Armadas mobilizaram um hospital de campanha que foi enviado do Rio de Janeiro para a cidade gaúcha de Lajeado, uma das mais atingidas pelas consequências das chuvas. O município está sem energia e com hospitais fechados.

A Operação Taquari 2 já resgatou 100 pessoas que estavam ilhadas, incluindo duas gestantes e uma criança de dois anos, e transportou de avião dez pessoas que estavam em tratamento, mas se encontravam em áreas sem atendimento.

Também fez a distribuição de água, alimentos e donativos e está ajudando na recuperação da infraestrutura danificada.

*****************

Paz no trânsito começa por você. Esta é a mensagem da 11ª edição do Maio Amarelo, campanha de conscientização coordenada pela Senatran, a Secretaria Nacional de Trânsito, lançada nesta quinta-feira, dia 2.

A ação envolve os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito, em todo o país. O objetivo é incentivar todos, gestores e usuários, a fazer sua parte em busca de um trânsito mais seguro.

Criado pela Assembleia-Geral das Nações Unidas, o Maio Amarelo é uma ação que tem como meta despertar a atenção da sociedade para o elevado número de mortes e lesões que ocorrer no trânsito, ao redor do mundo.


Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Luciano Seixas