Luz para Todos beneficiou 39,2 mil pessoas de janeiro a março
E mais: Polícia Federal recupera em Londres obra literária do século 17 furtada do Museu Paraense Emílio Goeldi; Conab vai adquirir mais de 65 toneladas de alimentos da agricultura familiar em SC para atender pessoas em situação de insegurança alimentar.
21/03/2024
|
17:24
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Programa Luz Para Todos beneficiou, somente este ano, 9.803 famílias de sete estados, informou nesta quinta-feira (21) o Ministério de Minas e Energia.

Isso significa que um total de 39 mil e 200 pessoas foram atingidas pelo programa de combate à pobreza energética.

A maioria das ligações foi realizada em regiões remotas da Amazônia Legal, que representam 70,92% dos novos consumidores. O restante foi realizado em áreas rurais.

Nos primeiros meses de 2024, foram investidos recursos da ordem de R$ 228 mil 300 reais no Luz para Todos.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que o governo federal pretende atender 500 mil famílias até o fim de 2026.

*******************

A Polícia Federal recuperou nesta quinta-feira (21), em Londres, uma obra literária do ano de 1658 que foi furtada do Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém.

Intitulada “De India utriusque re naturali et medica”, de Guilherme Piso, a obra sumiu da instituição de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação em 2008.

O título significa em português Da Índia, tanto naturais quanto medicinais.

Três servidores do museu foram denunciados por peculato culposo em 2011, em decorrência das investigações.

A obra literária foi recuperada graças ao trabalho de cooperação policial internacional entre a Polícia Federal, por meio de sua adidância no Reino Unido, e a Polícia Metropolitana de Londres, a Scotland Yard, por intermédio de sua Unidade de Artes e Antiguidades.

*******************

A Conab, Companhia Nacional de Abastecimento, vai adquirir, a partir da próxima semana, 65,6 toneladas de alimentos produzidos por 36 mil famílias de agricultores e agricultoras familiares dos municípios de Curitibanos e Iraceminha, estado de Santa Catarina.

Os produtos vêm de projetos inscritos no PAA, o Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade Compra com Doação Simultânea, com recursos provenientes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Os alimentos do município de Curitibanos serão destinados ao Conselho Municipal de Assistência Social, que atenderá mais de 410 pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. Já os produtos da cooperativa de Iraceminha vão atender 708 pessoas.

Entre os produtos a serem entregues estão frutas, verduras, legumes, panificados, geleias, doces, pinhão e suco.

 

Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília