El Niño vai influenciar temperaturas do inverno brasileiro
E mais: Analfabetismo cai no Brasil entre 2016 e 2018; Tempo médio de estudo dos brasileiros cresceu para 9,3 anos
19/06/2019
|
12:15
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O inverno começa oficialmente nesta  sexta-feira, dia 21. Este ano a estação vai ter forte influência do fenômeno El Niño.

A previsão é do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia. Até meados da primavera, o fenômeno climático deve alterar bastante o tempo no país.

Em algumas áreas, a seca vai aumentar e a temperatura vai subir. No sul do país, os termômetros vão marcar abaixo de zero.

O fenômeno El Nino se forma com o aquecimento das águas do Pacífico, perto da costa oeste do Peru e países vizinhos, e ocorre em intervalos que variam geralmente entre dois e sete anos.

.................................................................................

O analfabetismo no Brasil caiu entre 2016 e 2018. Os dados fazem parte da Pnad, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Educação 2018, e foram divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

No ano passado, o país tinha cerca de 11 milhões e 300  mil pessoas analfabetas.

de pessoas nesta condição.

De acordo com o levantamento, o analfabetismo no Brasil está diretamente associado à idade. Quanto mais velha a população, maior o número de analfabetos.

................................................................................

E os dados do IBGE também mostram que o número médio de anos de estudo no Brasil aumentou entre 2016 e 2018. O indicador passou de 8,9 anos para 9,3 anos em 2018.

A pesquisa do IBGE mostra que as mulheres têm em media 9,5 anos de estudo. A média entre os homens é de 9 anos.

Em todas as regiões do país, aumento o tempo médio do brasileiro em sala de aula. O Centro-Oeste e o Norte tiveram os melhores resultados.