Governo federal lança o Pé-de-Meia em Minas Gerais
E mais: Ex-ministra do STF Rosa Weber é indicada como árbitra titular brasileira junto ao Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul; PF deflagra operações em Guaíra (PR) e Porto Alegre (RS) para combate ao abuso sexual infantojuvenil e à disseminação de imagens de crianças e adolescentes na darkweb.
19/03/2024
|
14:08
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, lançaram o programa Pé-de-Meia no estado nesta terça-feira (19).

O programa funciona como uma poupança para alunos do ensino médio e pode beneficiar mais de 190 mil estudantes da rede pública.

Serão investidos R$ 545 milhões na iniciativa, em todo o país.

Ao aderir ao programa, os entes federados se comprometem a enviar os dados relativos às matrículas e à permanência dos alunos na escola.

Para receber o Pé-de-Meia, o aluno precisa ter CPF, estar matriculado, ter de 14 a 24 anos e ser integrante de família beneficiária do programa Bolsa Família.

************************

O governo brasileiro indicou a ex-ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber como árbitra titular brasileira junto ao Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul.

Ela substitui o ex-ministro do STF e atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

O tribunal de revisão do Mercosul atua em casos de controvérsias entre os membros do bloco. E tem também árbitros da Argentina, Paraguai e Uruguai.

************************

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (19) duas operações de combate ao abuso sexual infantojuvenil e à disseminação de imagens de crianças e adolescentes na darkweb.

A Operação Venatio I foi desencadeada em Guaíra, Paraná, apreendeu celulares e notebooks com imagens ilícitas e também efetuou a prisão dos suspeitos.

A segunda ação de combate ao abuso sexual infantojuvenil ocorreu em Porto Alegre. Chamada de Operação Dark Don, efetuou uma prisão e cumpriu quatro mandados de busca e apreensão.

As investigações iniciaram no âmbito da Força-Tarefa de Investigações na Darkweb e estão sendo conduzidas pela Divisão de Investigação e Operações Especiais da Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal.


Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília