O Brasil alcançou em 2023 um novo recorde na produção de petróleo, com um avanço de quase 12% em relação ao recorde anterior. Já o gás natural superou em 8,6% o recorde de 2022 no acumulado no ano.
Além disso, a produção de energia elétrica a partir da biomassa teve um aumento de cerca de 9,5% em relação a 2022.
Os dados fazem parte do Boletim Mensal de Energia, divulgado nesta segunda-feira, dia 15, pelo Ministério de Minas e Energia.
*******************
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos autorizou a nomeação de 30 aprovados no concurso público do Ministério de Minas e Energia, referente a edital de 31 de agosto de 2023. A portaria foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta quarta-feira (17).
O cargo, de nível superior, tem remuneração de R$ 5.488,70 e carga horária de 40 horas semanais.
A vaga exige diploma de conclusão de curso de nível superior em Administração.
Os novos funcionários do Ministério de Minas e Energia terão, entre as atribuições, atividades de supervisão, programação, coordenação e execução especializada, referentes a estudos, pesquisas, análise e projetos sobre administração de pessoal, material, orçamento, organização e métodos.
*******************
A Polícia Federal incinerou nesta terça-feira, dia 16, cerca de 380 quilos de entorpecentes, sendo 273 quilos de maconha e 107 quilos de cocaína, na cidade de Vilhena, em Rondônia.
A droga foi apreendida durante fiscalização de rotina, na BR 364, dentro da carroceria de um caminhão, no último dia 10 de abril.
A maior parte da droga destruída vinha da Bolívia e estava acondicionada em forma de tabletes.
*******************
O Ministério da Cultura abriu a segunda chamada para seleção de propostas para a implantação dos CEUs da Cultura pelos estados e Distrito Federal.
Municípios listados em portaria do ministério, publicada no Diário Oficial da União do dia 12 de abril, têm até o dia 30 deste mês para fazer suas inscrições e apresentar os terrenos disponíveis para implantar os equipamentos culturais.
As inscrições e a apresentação de terrenos devem ser feitas na plataforma Transferegov, acessível pelo endereço gov.br/transferegov/
Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília