Começaram nesta terça-feira e vão até sexta, dia 15, as inscrições para o Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil.
O cadastro pode ser feito no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, em acessounico.mec.gov.br.
Nesta edição, estão disponíveis 112.168 vagas para o financiamento de cursos superiores, sendo 67 mil e 301 para o primeiro semestre.
E metade delas será destinada para estudantes inscritos no CadÚnico.
Uma novidade este ano é que o candidato pode escolher até três cursos de diferentes áreas do conhecimento. Anteriormente, os cursos tinham que ser do mesmo agrupamento de áreas.
*****************
O Programa Celular Seguro ultrapassou a marca de 30 mil alertas de bloqueios referentes a perda, roubo ou furto de aparelhos.
Criada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em dezembro do ano passado, a iniciativa tem mais de 1 milhão e 700 mil usuários cadastrados em todo o país e 1 milhão e 300 mil celulares registrados.
O aplicativo permite o bloqueio de dispositivos e aplicativos digitais de quem foi vítima de furto, roubo ou perda, a partir do acionamento de um “botão de emergência”.
O bloqueio é rápido, mas, por questões de segurança, não é possível reverter o processo. Se o usuário recuperar o telefone depois de emitir o alerta, vai ter que pedir de volta os acessos com a operadora, bancos e outras empresas.
*****************
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, vai a Mossoró, Rio Grande do Norte, nesta quarta-feira, dia 13, para se reunir com as coordenações das forças policiais que atuam na operação de captura dos dois fugitivos da Penitenciária Federal localizada na cidade.
A reunião acontece pela manhã. De tarde, o ministro concede entrevista coletiva na Delegacia da Polícia Federal em Mossoró.
*****************
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o vice-presidente Geraldo Alckmin, participam nesta quarta-feira, dia 13, da inauguração do Complexo Minero-industrial da Eurochem, em Serra do Salitre, no Triângulo Mineiro.
O complexo deve produzir 1 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados por ano, o equivalente a 15% da produção nacional, contribuindo para diminuir a dependência da importação do produto pelo setor agrícola.
Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília