A Operação Átria, conduzida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para o combate à violência contra a mulher em razão do gênero, atendeu 2.846 vítimas e fez a solicitação de 1.250 medidas protetivas.
Além disso, efetuou 183 prisões e apreendeu um menor infrator, a partir de diligências feitas em 186 municípios.
Os números se referem aos primeiros sete dias de março.
A Operação Átria atua na esfera punitiva, mas também na frente de inteligência, integrando a comunicação entre os estados a respeito de alvos de mandado de prisão, e ainda na frente educativa, com palestras e cursos que visam a prevenção de novos crimes. Até o momento, já foram realizadas 86 ações educativas, com 277.636 pessoas alcançadas.
Os principais crimes apurados no âmbito da operação são feminicídio, lesão corporal, descumprimento de medida protetiva, injúria, ameaça, difamação, estupro, sequestro e cárcere privado e perseguição, o chamado stalking.
***************************
O Ministério da Saúde incorporou o teste molecular para detecção do vírus HPV e rastreamento do câncer do colo do útero. Portaria nesse sentido foi publicada, nesta sexta-feira (8), no Diário Oficial da União.
O teste estará disponível no SUS em todo o território nacional. A tecnologia usada ajuda a diagnosticar o câncer rapidamente, trazendo resultados bastante confiáveis e a chance de poder tratar a doença logo no início caso seja detectada.
***************************
A Secom, Secretaria de Comunicação da Presidência da República, inicia na próxima segunda-feira, dia 11, as visitas do programa Secom Volante, que tem como objetivo apresentar e detalhar as políticas de comunicação do Governo Federal nos estados e municípios.
A primeira parada será em Belém, com eventos também na terça, dia 12. Na ocasião, a Secom vai apresentar o Comunica BR, plataforma online que detalha as ações do governo federal desenvolvidas nos municípios.
O Secom Volante vai percorrer as 27 capitais do país nos próximos meses.
Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Luciano Seixas