35 empreendimentos do setor portuário serão leiloados em 3 anos
E mais: Atendentes do Disque 100 recebem treinamento em relação a denúncias de trabalho escravo doméstico; Economia global e desigualdades serão os temas 2º encontro do G20 Social vinculado à Trilha de Finanças, nesta quinta-feira (7).
06/03/2024
|
16:51
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, anunciou, nesta quarta-feira (6), na abertura do Open Ports & Waterways Brasil 2024, que 35 empreendimentos do setor portuário brasileiro devem ser leiloados dentro de três anos.

No evento, realizado na sede da B3, em São Paulo, o ministro falou a investidores, operadores e potenciais interessados em logísticas de portos e hidrovias, além de especialistas em concessão e arrendamentos, sobre a da cartela de investimentos do setor e os novos projetos.

De acordo com Costa Filho, hoje, das 10 principais economias do mundo, o Brasil passou a ser a segunda mais procurada por investidores internacionais.

******************

Os atendentes do Disque 100, canal que recebe denúncias de violação de direitos humanos, passaram por mais uma etapa de capacitação por meio da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos em parceria com a Coordenação-Geral de Erradicação do Trabalho Escravo da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos.

A temática abordada desta vez foi o trabalho escravo doméstico no Brasil.

O curso teve a participação do auditor-fiscal do Trabalho, Marcelo Campos, que falou sobre a situação de vulnerabilidade das pessoas vítimas de trabalho escravo e orientou sobre as perguntas importantes a serem indagadas às pessoas que denunciam. Ele também orientou sobre a identificação e o fluxo correto de encaminhamento de denúncias.

******************

Uma trabalhadora padrão, da área social ou da saúde, levaria 1.200 anos para ganhar o que um dirigente de uma grande empresa ganha em um ano.

E, ainda, se cinco das pessoas mais ricas do mundo decidissem gastar US$ 1 milhão de dólares por dia, seriam necessários 476 anos para gastar todas as suas fortunas combinadas.

Dados como esses serão debatidos no 2º encontro do G20 Social vinculado à Trilha de Finanças, que será realizado de forma virtual nesta quinta-feira, dia 7. Com o tema Economia Global e Desigualdades, a reunião será transmitida pelo canal do YouTube do Ministério da Fazenda a partir de 8 e MEIA da manhã.

As reuniões da sociedade civil com a Trilha de Finanças atendem a uma diretiva geral da presidência brasileira do G20 para que a participação social seja uma das prioridades nos debates ao longo de 2024.

Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Luciano Seixas