A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, e o Ministério da Saúde divulgaram orientações aos serviços de hemoterapia sobre a triagem de candidatos à doação de sangue e seus componentes, em função do surto de dengue registrado em várias regiões do país.
Evidências científicas mostram que existe 38% de chance de uma pessoa que recebe sangue infectado desenvolver a doença.
Por isso, a Nota Técnica da Anvisa e do Ministério da Saúde determina que pessoas que tiveram dengue comum só possam doar sangue após 30 dias de recuperação completa. No caso da dengue grave, esse período aumenta para 180 dias.
Quem teve contato sexual com pessoas que tiveram dengue deve aguardar 30 dias após o último encontro. E o mesmo período é necessário após tomar a vacina.
Mais informações em gov.br/anvisa.
********************
Foi publicada, no Diário Oficial da União desta terça-feira (5), resolução que cria a Política Nacional de Formação Continuada do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O Sistema é composto por órgãos públicos, organizações da sociedade civil e autoridades que atuam na promoção, defesa e controle para a efetivação dos direitos humanos das crianças e adolescentes, tais como conselhos tutelares, promotores, juízes, defensores públicos, conselheiros de direitos, educadores sociais, profissionais das áreas de educação, saúde e assistência social, policiais, profissionais e voluntários de entidades de defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes.
A Política Nacional tem a missão de ser referência em todo o país para a qualificação continuada dos profissionais da área, e ela será oferecida pela Escola Nacional dos Direitos de Crianças e Adolescentes.
********************
O Ministério das Relações Exteriores divulgou nesta terça-feira (5) nota em que o governo brasileiro comenta a decisão do governo de El Salvador de conceder autorização sanitária para o Brasil exportar gelatina e colágeno produzidos a partir de pele bovina, suína e de outros ruminantes.
Segundo o Itamaraty, a aprovação do produto brasileiro mostra a confiança internacional no sistema de controle sanitário do Brasil e vai aumentar o fluxo comercial com El Salvador.
As exportações agrícolas para o país somaram cerca de US$ 137 milhões em 2023, sendo cereais e produtos florestais os principais itens da pauta comercial.
Com o anúncio, o agronegócio brasileiro alcançou sua décima oitava abertura de mercado, em 13 países, neste ano.
Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Lana Cristina