Ministério da Saúde adota vacinação em dose única contra o HPV
E mais: Governo Federal leiloa terminais portuários no RJ, RS e PE em maio; Inscrições para a 22ª Semana Nacional de Museus estão abertas até 28 de abril.
02/04/2024
|
15:31
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Ministério da Saúde implementou uma nova estratégia de vacinação contra o HPV: agora, o esquema será em dose única, substituindo o modelo anterior em duas aplicações. A medida segue as recomendações mais recentes da Organização Mundial da Saúde. O objetivo é intensificar a proteção contra o câncer de colo do útero e outras complicações associadas ao vírus. O público-alvo continua sendo meninas e meninos de 9 a 14 anos, além de pessoas com imunocomprometimento, vítimas de violência sexual, entre outras condições.

Em 2023, mais de 6 milhões de doses da vacina contra o HPV foram aplicadas no Brasil.

**

A ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários) publicou, nesta terça-feira, o aviso de licitação do primeiro bloco de terminais portuários a serem arrendados em 2024. O leilão está marcado para o dia 23 de maio e inclui seis áreas, sendo quatro localizadas no Porto de Recife, Pernambuco, uma no Porto da capital do Rio de Janeiro, e outra no Porto do Rio Grande, Rio Grande do Sul. Os estudos indicam um investimento total de quase R$ 90 milhões nessas áreas.

**

O Instituto Brasileiro de Museus abriu, nesta terça-feira (2), as inscrições para a 22ª Semana Nacional de Museus, que ocorrerá entre os dias 13 e 19 de maio. Com o tema "Museus, Educação e Pesquisa", a proposta deste ano é refletir sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Até 28 de abril, museus, instituições de memória e centros culturais de todo o país devem inscrever e cadastrar as atividades no site gov.br/museus.

Da Rede Nacional de Rádio, em Brasília, Luciano Seixas.