O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, para o anúncio da abertura de uma licitação internacional para a aquisição de oito gaseiros com capacidades de 7 mil, 10 mil e 14 mil metros cúbicos de gás combustível. A medida integra o programa de renovação e ampliação da frota da Transpetro, iniciado em julho do ano passado, e faz parte da revitalização da indústria naval brasileiro.
Na ocasião, o presidente Lula lamentou o desmonte promovido sobre a Petrobras nas últimas gestões.
(SONORA LULA 1)
Privatizada em 2019, a BR Distribuidora era a empresa da rede de postos da Petrobrás. Em 2021, a petrolífera nacional brasileira vendeu sua participação na BR Distribuidora, concluindo assim a entrega da rede de postos de gasolina para a iniciativa privada.
Segundo o presidente Lula, é vital que a Petrobrás volte a vender combustível no mercado consumidor e influenciar no preço nas bombas.
(SONORA LULA 2)
Para o presidente, o povo sente o aumento nos combustíveis, mas a maioria das pessoas não sabe de onde vem a alta.
(SONORA LULA 3)
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou que o governo está retomando investimentos em óleo e gás depois da temporada de desmontes na Petrobrás.
(SONORA ALEXANDRE)
Segundo a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, a empresa investe no Brasil e vai investir muito mais.
(SONORA PETROBRAS )
De acordo com a Petrobras, a expansão da frota de gaseiros, que passará de seis para 14 navios, visa atender à crescente produção de gás natural no Brasil e à demanda da Petrobras na costa brasileira e nas rotas fluviais, como já ocorre na Região Norte e na Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul.