A maior fábrica de celulose em linha única do mundo foi inaugurada com o aporte de mais de vinte e dois bilhões de reais em investimentos privados. O complexo fabril da Suzano, localizado no Mato Grosso do Sul, vai ampliar em 20% a capacidade produtiva, para mais de 13 milhões de toneladas de celulose de eucalipto por ano.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do presidente Lula, do ministro da Casa Civil, Rui Costa, dentre outras autoridades.
O complexo fabril deverá gerar 3 mil postos de trabalho diretos em operações industriais, florestais e de logística.
Outro empreendimento no local é a Usina Termelétrica de Suzano, que conta com quase dois bilhões de reais em investimento do Novo PAC para os setores de geração de energia elétrica e térmica movida à queima de lignina.
No evento, o presidente Lula destacou o papel dos trabalhadores para o crescimento das empresas.
“Sempre digo que a gente só consegue colher aquilo que a gente planta. Se a gente semear bem, adubar bem, colocar água, a gente vê crescer uma floresta. É isso que faz a gente ver uma floresta, um pé de soja, de jabuticaba crescer. O que faz a empresa ficar rica, além dos investimentos, é o trabalho de milhares de pessoas que plantam, que semeiam e daqueles que produzem aqui dentro. Então essas pessoas têm o direito de participar do resultado do crescimento”, afirmou.