Cooperação entre governos federal e estaduais quer agilizar enfrentamento às queimadas
A parceria a ser celebrada com as Unidades da Federação dará segurança jurídica à atuação das forças; independente de a área ser de responsabilidade da União ou do Estado, objetivo é oferecer uma pronta resposta sem necessidade de autorização prévia.
26/09/2024
|
19:58
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Governo Federal trabalha em acordo que permitirá a atuação mútua de forças federais e estaduais no combate aos incêndios florestais.

O objetivo dessa cooperação é agilizar as ações de enfrentamento às queimadas, independente de a área ser de responsabilidade da União ou do Estado, oferecendo pronta resposta sem necessidade de autorização prévia. A parceria a ser celebrada com as Unidades da Federação dará segurança jurídica à atuação das forças.

Nas últimas três semanas, o Governo Federal mais que dobrou o número de  agentes em campo, atuando no combate direto aos focos de queimada. 

O número de profissionais saltou de 1617 para 3518 entre os dias 02 e 22 de setembro. 

Após reunião da Sala de Situação instituída pela Casa Civil para monitoramento e combate a incêndios, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, enumerou as medidas realizadas até aqui pelo grupo. 

“Desde o início do ano nós temos feito reuniões com o Corpo de Bombeiros, com os secretários do Meio Ambiente e criamos a Sala de Situação. O Governo Federal aprovou crédito extraordinário, criou frentes, contratou brigadistas e agora nós queremos que os estados façam a sua parte com as bases multiagência interfederativa”, destacou Marina.