Os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário firmaram nesta quarta-feira, 21 de agosto, o Pacto pela Transformação Ecológica.
O ato inédito representa o compromisso dos poderes em seguir uma proposta conjunta de 26 medidas.
As ações são voltadas não apenas para a preservação ambiental, mas para um novo modelo de desenvolvimento sustentável, que preza pela integridade dos ecossistemas somada à dignidade humana.
O protagonismo brasileiro na produção e no desenvolvimento sustentável já é reconhecido mundialmente. Além da atual presidência do G-20, o Brasil vai sediar no ano que vem a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, COP30, que correrá na cidade de Belém do Pará.
Em discurso durante evento de assinatura do Pacto, o presidente Lula celebrou o novo projeto de desenvolvimento e valorizou a união dos poderes em torno de uma proposta comum.
Sonora
“Essa não é, portanto, apenas uma agenda ambiental centrada em setores específicos e sim de uma proposta de reformulação do nosso modelo de desenvolvimento econômico que considera todos os aspectos da relação entre a sociedade e o meio ambiente. Juntar os três poderes aqui demostra com muita clareza que o brasil voltou à normalidade civilizatória e que os poderes saberão se respeitar e cada um cumprir seus deveres. ”