Governo combate atividades ilegais na terra indígena Yanomami
As ações integradas de diferentes órgãos e ministérios, coordenadas pela Casa de Governo, estão dando resultados. Um deles foi a redução de 73% do número de alertas de garimpo, de janeiro a abril desse ano. Os dados divulgados nesta semana comprovam a saída de garimpeiros da terra indígena.
14/06/2024
|
15:18
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Atividades ilegais na terra indígena Yanomami estão sendo combatidas pelo Governo Federal. As ações integradas de diferentes órgãos e ministérios, coordenadas pela Casa de Governo, estão dando resultados.

Um deles foi a redução de 73% do número de alertas de garimpo, de janeiro a abril desse ano. Os dados divulgados nesta semana comprovam a saída de garimpeiros da terra indígena.

As operações de combate também registraram no mês de maio a apreensão de 11 armas, entre elas uma submetralhadora ponto 40, além da prisão de 11 pessoas suspeitas e de 11 aeronaves que foram destruídas ou apreendidas.

Ainda foram realizadas a destruição de 134 motores e de 43 geradores, mais de nove mil litros de óleo diesel inutilizados, a apreensão de 7,8 quilos de ouro e a destruição de pistas de pouso.

O diretor da Casa de Governo, Nilton Tubino, comenta os dados divulgados.

(SONORA)