Governo desmente proibição de visitas do CRAS a domicílios
Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome desmente conteúdo de vídeo que circula na internet afirmando que os assistentes sociais não podem ir às casas das famílias. Divulgação do conteúdo falso coincide com ações da pasta para qualificação do CadÚnico, com previsão de visitas nas casas dos beneficiários.
23/01/2024
|
17:31
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

É falso o vídeo que está circulando na internet sobre suposta proibição da visita dos profissionais, dos Centros de Referências de Assistência Social, às casas das famílias.

O conteúdo falso que circula nas redes sociais é disseminado em um momento que o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, estados e municípios, realizam ações de qualificação do Cadastro Único, com previsão de visitas nas casas dos beneficiários para atualizações cadastrais.

A atualização cadastral nos endereços dos inscritos no Cadúnico é obrigatória para regularizar a situação de algumas famílias.

Além disso, cada município deve realizar ao menos 20% de seus cadastros nos domicílios das famílias.

Nesses casos, se a pessoa se recusar a receber o profissional, para fazer a atualização cadastral na sua casa, a família pode perder benefícios e ter o cadastro excluído.

O Cadastro Único permite ao governo saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil.

As visitas também são parte da busca ativa, estratégia que tem como objetivo localizar e incluir no Cadastro Único, todas as famílias de baixa renda e atualizar os dados das famílias já cadastradas.

Saiba mais em gov.br/mds

De Brasília, Cecília Azevedo