Saiba como regularizar o CPF para receber o Bolsa Família
Manter o CPF regularizado é extremamente importante para quem recebe benefícios sociais do Governo Federal
21/12/2023
|
16:54
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

Manter o CPF regularizado é extremamente importante para quem recebe benefícios sociais do Governo Federal.

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, alerta que as pessoas inscritas no Cadastro Único devem resolver as pendências relacionadas ao Cadastro de Pessoa Física, o CPF.

Diferenças de titularidade e CPF suspenso ou cancelado na base da Receita Federal são situações que podem impedir a continuidade dos pagamentos. O nome da pessoa, por exemplo, deve estar correto e de acordo com o que foi informado à Receita Federal. Se houver qualquer diferença, o beneficiário terá problemas para acessar o cadastro em programas sociais como o Bolsa Família.

A partir de 2024, os erros de cadastro no CPF podem resultar em bloqueios para as famílias contempladas pelo Benefício de Prestação Continuada, o BPC. Caso a situação não seja resolvida em seis meses, os pagamentos serão cancelados.

O Governo Federal vai comunicar as famílias beneficiárias, com informações sobre a situação do CPF e sobre o que devem fazer para regularizar a situação. A comunicação será feita por mensagens enviadas, por meio do extrato de pagamentos dos benefícios, no aplicativo do Programa Bolsa Família e no Aplicativo Caixa Tem.

 

Saiba mais em gov.br/mds

De Brasília, Cecilia Azevedo