Governo disponibiliza gratuitamente absorventes pelo Farmácia Popular
A oferta é direcionada aos grupos que vivem abaixo da linha da pobreza, matriculados em escolas públicas ou em situação de rua.
18/01/2024
|
14:10
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Governo Federal está distribuindo gratuitamente absorventes higiênicos para pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio da Farmácia Popular. A oferta é direcionada aos grupos que vivem abaixo da linha da pobreza, matriculados em escolas públicas ou em situação de rua.

É preciso se dirigir a uma unidade credenciada da Farmácia Popular, apresentar um documento de identificação social com número do CPF e a “Autorização do Programa Dignidade Menstrual”, em formato digital ou impresso, obtido por meio do aplicativo ou do site “Meu SUS Digital”.

Se a pessoa não tiver acesso ao SUS Digital, pode comparecer a uma Unidade Básica de Saúde e procurar agentes de saúde para orientação. As pessoas em situação de rua podem ir aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), Centros Pop e unidades de acolhimento. A população carcerária também vai ser contemplada.

O projeto é uma parceria entre os ministérios da Saúde; dos Direitos Humanos e Cidadania; da Justiça e Segurança Pública; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; das Mulheres; e da Educação.

São mais de trinta e uma mil unidades credenciadas ao Programa Farmácia Popular, em todo o país.

Saiba mais em gov.br/mds

De Brasília, Cecilia Azevedo