MDS unifica pagamento do Bolsa Família para beneficiários do RJ
O pagamento do Bolsa Família vai ser antecipado para famílias em locais de situação de emergência, como o estado do Rio de Janeiro e outros municípios atingidos pelas fortes chuvas, nos últimos dias
16/01/2024
|
18:24
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O pagamento do Bolsa Família vai ser antecipado para famílias em locais de situação de emergência, como o estado do Rio de Janeiro e outros municípios atingidos pelas fortes chuvas, nos últimos dias. 

Ou seja, a parcela de janeiro vai estar disponível no primeiro dia de transferência para os beneficiários da região afetada, e essas pessoas não vão precisar seguir o calendário de escalonamento, conforme o número de identificação social, o NIS. 

O ministro Wellington Dias, explica a ajuda feita pelo MDS para casos de calamidade pública. 

“MDS atua com ajudas e apoio humanitário, onde tivermos uma situação de decreto de emergência ou calamidade, nós temos aí uma decisão do presidente Lula, já de pronto de antecipar o pagamento do Bolsa Família. Também a gente trabalha o apoio a importantes equipes da rede SUAS, o Sistema Único da Assistência Social para esse apoio as pessoas que precisam e a partir daí apoio a alimentação. “  

A Defesa Civil do Rio de Janeiro informou que também entraram na lista de municípios em atenção, os seguintes municípios: Mesquita, Nilópolis, Duque de Caxias, Teresópolis, Casimiro de Abreu, Saquarema, Armação de Búzios, Engenheiro Paulo de Frontin, Paracambi, Japeri, Seropédica, Mendes, Santa Maria Madalena, Bom Jardim, Santo Antônio de Pádua, Maricá, Quatís, Barra Mansa e Vassouras. 

As ações de enfrentamento a situações de emergência feitas pelo MDS incluem o repasse de recursos aos municípios para apoio as pessoas atingidas, com serviços de acolhimento, aquisição de alimentos, lonas, tendas e material de limpeza e higiene. 

Saiba mais em gov.br/mds 

De Brasília, Cecília Azevedo