Bolsa Família beneficia um milhão de famílias com pagamento unificado
Em fevereiro, famílias que vivem em locais em situação de emergência ou estado de calamidade pública recebem logo no primeiro dia do calendário do pagamento, independentemente do NIS.
16/02/2024
|
16:22
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome adotou medidas especiais, para beneficiários do Bolsa Família que residem em municípios, em situação de emergência ou estado de calamidade pública declarados.

A medida do Governo Federal tem o objetivo de garantir que a população atendida pelo programa de transferência de renda possa movimentar os recursos, de acordo com suas necessidades mais urgentes.

Em fevereiro, mais de um milhão de famílias recebem o pagamento do Bolsa Família, logo no primeiro dia do calendário do pagamento, que neste mês começa nesta sexta-feira, dia 16. Para essas famílias, não será necessário seguir as datas previamente estabelecidas pelo Número de Identificação Social, o NIS.

Os estados que sofreram com as fortes chuvas e inundações nos últimos meses e que já foram contemplados pela antecipação do recurso, são Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Sergipe, Paraná, e São Paulo.

A autorização de saque sem cartão e sem uso de documentos é outra determinação do Governo Federal para facilitar o acesso, aos beneficiários que tenham perdido essa documentação. Para isso, a pessoa deve apresentar a Declaração Especial de Pagamento emitida pela gestão municipal do Bolsa Família.

Neste mês, o Governo Federal está investindo mais de oitocentos e quarenta e cinco milhões de reais a 85 cidades brasileiras, que sofreram dificuldades causados por eventos climáticos.

Saiba mais em gov.br/mds

De Brasília, Cecília Azevedo