Programa reúne várias ações que vão permitir o crescimento sustentável da Amazônia
14/12/2016
|
11:00
compartilhar notícia
Ouça na íntegra:
Download
transcrição

'Apresentador: Olá você em todo o Brasil, eu sou Luciano Seixas e começa agora o programa de rádio do presidente Lula, o Café com o Presidente. Olá, presidente, como vai, tudo bem?

Presidente: Tudo bem, Luciano.

Apresentador: Presidente, na semana passada foi lançado um plano para a região amazônica. Ele traz novidades, do que se trata esse plano?

Presidente: Luciano, o plano é chamado Plano Amazônia Sustentável, PAS. Ele trata basicamente de um conjunto de diretrizes que vão orientar todas as políticas públicas do Governo na Amazônia. A nossa preocupação, Luciano, é com o desenvolvimento da Amazônia aliado à sua conservação e isso não é uma coisa de hoje. Desde 2003 nós estamos desenvolvendo uma série de ações e programas para proteger e desenvolver de forma sustentável a Amazônia. Nós queremos promover o desenvolvimento da região, conservando os recursos naturais, a biodiversidade e a valorização das comunidades tradicionais. Um dos grandes problemas que identificamos na Amazônia é o desmatamento ilegal. E começamos, já em 2003 a implementar uma forte estratégia de combate a esse tipo de crime. O desafio agora é manter o controle sobre as atividades ilegais e criar alternativas concretas para que as atividades econômicas na Amazônia se tornem ambiental e socialmente sustentáveis.

Apresentador: Bom, presidente, como o senhor mesmo disse, esse plano trata de dar condições para que a região amazônica cresça de forma sustentável. Como é que é possível fazer isso?

Presidente: Luciano, isso será possível através de diversas ações, incluindo as que nós já vínhamos
colocando em prática e as anunciadas na semana passada. E nós criamos um programa chamado Operação Arco Verde. Faz parte do plano e tem quatro grandes ações. As emergenciais, que prevêem, entre outras ações, agilizar o seguro-desemprego e a contratação e capacitação de cerca de 2500 agentes de defesa ambiental. Eles vão trabalhar na prevenção e combate a incêndios florestais. As ações de fomento, as atividades sustentáveis que contêm o Programa de Pró-Recuperação Florestal. Tem um bilhão que será usado para recuperar áreas degradadas, reflorestamento e regularização ambiental. Também vai dar apoio a comercialização de produtos do extrativismo, incluindo eles na política de garantia de preços mínimos. Nós vamos ainda treinar 4 mil profissionais de assistência técnica para atender numa fase inicial 100 mil produtores rurais. As ações de ordenamento fundiário e territorial que prevêem o levantamento da ocupação dos 36 municípios, Luciano, onde foi detectada a maior taxa de desmatamento para que seja feito o mapeamento das propriedades e postos rurais. Vamos também estabelecer a criação de um Cadastro Ambiental Rural. Isso é importante, o produtor só terá acesso ao crédito, fomento e assistência técnica se ele fizer parte desse cadastro. Portanto, nós estamos chamando todos à responsabilidade porque não é um problema apenas do Governo Federal, é um problema de todos nós. E, por último, as ações de governança ambiental. Entre elas, nós estamos prevendo a liberação do BNDES de 500 milhões para investimentos em melhorias no processo de licenciamento, gestão territorial, elaboração e implementação do zoneamento. Nós temos consciência, Luciano, que o PAS vai ser uma revolução no tratamento que o Governo vai dar para o desenvolvimento da Amazônia.

Apresentador: é, presidente, o senhor está falando de São Paulo, nós estamos aqui no estúdio da EBC em Brasília, e este é o Café com o Presidente. Mudando de assunto agora, termina no próximo dia 16 o prazo para as escolas se inscreverem na Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas. E elas podem fazer isso através da Internet, no endereço www.obimep.org.br. O senhor acha que nesse ano vai ter mais aluno participando dessa olimpíada?

Presidente: Olha, ah, Luciano, eu acredito que o que é importante é que vem crescendo de ano pra ano. O que eu espero na verdade é que a maioria das cidades se inscrevam, que a maioria dos prefeitos estimulem e que a maioria das crianças participem porque todo mundo sabe que Matemática é uma disciplina que costuma causar arrepios até nos mais inteligentes. E foi justamente pensando em melhorar essa relação dos alunos com a matéria e mostrar que a Matemática não é nenhum bicho de sete cabeças que foi criada a Olimpíada da Matemática das Escolas Públicas. Eu acho extremamente importante, Luciano, lembrar que quando nós criamos a Olimpíada da Matemática, muita gente achava que os meninos das escolas públicas e as meninas não iam ter interesse. E hoje nós temos a maior olimpíada de matemática do mundo, numa demonstração emocionante. Eu fui no Rio de Janeiro, no Teatro Municipal, entregar a medalha pros que ganharam medalha de ouro, é emocionante e é motivo de orgulho a gente ver aquelas crianças, sabe, que se dedicaram tanto, receber uma medalha de ouro.

Apresentador: Presidente, só lembrando então, as inscrições vão até essa sexta-feira próxima, dia 16 de maio, elas devem ser feitas pela Internet no endereço www.obimep.org.br. Muito obrigado, presidente, até semana que vem.

Presidente: Obrigado a você, Luciano, e até a próxima semana.

Apresentador: O programa Café com o Presidente volta na próxima segunda. Até lá.