'Apresentador: Olá, você, em todo o Brasil. Eu sou o Luciano Seixas. Começa agora o Café com o Presidente. Bom dia, presidente.
Presidente: Bom dia, Luciano.
Apresentador: Bom, presidente, o Brasil pela primeira vez conseguiu juntar dinheiro para pagar toda a sua dívida externa. O quê que significa esse resultado na prática?
Presidente: Luciano, isso significa que o Brasil deu um passo extremamente importante para se transformar definitivamente num país levado a sério no mundo financeiro. O Brasil sempre foi um país devedor. O que aconteceu agora é que o Brasil tem reservas de quase US$ 190 bilhões. Essas reservas são superiores a tudo o que o governo deve e a tudo que deve a iniciativa privada no exterior. Portanto, nós temos um saldo positivo de US$ 4 bilhões. é como se, na casa da gente, a gente recebesse o salário e no final do mês, quando a gente pegasse o pagamento, a gente tivesse certeza que a gente tinha mais dinheiro no nosso holerite do que o que a gente tinha para pagar. Isso dá tranqüilidade à família e isso dá tranqüilidade ao país, dá tranqüilidade ao governo. Isso é resultado da seriedade, é resultado da estabilidade econômica e é uma demonstração que nós estamos dando para a sociedade de que nós vamos transformar este país definitivamente numa grande economia e numa grande nação.
Apresentador: Agora, presidente, hoje em dia a gente vê algumas grandes economias do mundo passando por sérias dificuldades, né? Os números no Brasil neste momento demostram um cenário de crescimento, um cenário de estabilidade, enfim, um cenário positivo, como o senhor colocou. Como é que isso pode ser sentido no dia-a-dia da população, presidente?
Presidente: Primeiro, é importante a gente ter claro o seguinte: a indústria brasileira durante o ano acumulou um crescimento de 6%, a folha de pagamento da indústria também está crescendo, a produtividade está crescendo. é importante também a gente lembrar que têm setores que estão crescendo mais, por exemplo, máquinas e equipamentos. Significa que as empresas estão se modernizando. Depois, a indústria de veículos, que cresceu 15,2%. Ora, qual é a motivação desse aquecimento? é o aquecimento da demanda doméstica, é a expansão do crédito, é a ampliação do investimento e tudo isso resulta na geração de mais empregos. Nós geramos, em janeiro, 142 mil empregos com carteira assinada e nós sabemos que vamos crescer mais este ano, porque tudo está preparado para o Brasil dar um salto de qualidade. O importante, Luciano, lembrar aos nossos ouvintes que o momento que nós estamos vivendo, nós estamos colhendo o que foi construído ao longo de muitos anos com erros de outros governos, com erros nossos e com acertos. Nós agora encontramos um ponto de equilíbrio para poder garantir estabilidade econômica em primeiro lugar, controle da inflação em segundo lugar, crescimento do crédito, crescimento do mercado interno, ou seja, as pessoas estão podendo comprar mais, crescimento das exportações, porque também não ficamos dependendo apenas dos Estados Unidos ou da Europa. Nós hoje exportamos para muitos países do mundo. E isso nos dá tranqüilidade para enfrentar uma crise americana. E muita gente no Brasil imaginava que por conta disso o Brasil iria quebrar. E o Brasil está mostrando solidez, até agora a crise americana não chegou aqui, não vai chegar, e se chegar nós estamos preparados para enfrentá-la. é tudo o que o povo brasileiro precisa: tranqüilidade, seriedade, para que a gente recupere os vinte e poucos anos que a economia brasileira não mereceu o respeito internacional.
Apresentador: Você está ouvindo o Café com o Presidente, o programa de rádio do presidente Lula. O senhor citou números que mostram que o ano de 2007 manteve esse chamado ciclo de crescimento econômico. Esse crescimento vai continuar, qual é a projeção do governo para este ano de 2008?
Presidente: Luciano, é só perceber o seguinte: quando nós fizemos o PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] e mandamos a LDO [Lei de Diretrizes Orçamentárias] para o Congresso Nacional, nós tínhamos uma previsão de crescimento de 4,5% em 2007, vamos crescer mais que 5%, 5% em 2008, 5% em 2009 e 5% em 2010. Eu acredito e respeito muito as avaliações dos economistas, do Banco Central e de todos os institutos, mas eu acredito que as condições estão dadas para que a gente possa crescer mais do que isso. é importante que o crescimento seja muito responsável, a gente não pode ter a economia crescendo muito, sabe, exageradamente, por que o quê que vai acontecer? Se a gente cresce demais e a gente tem um consumo maior do que a nossa capacidade produtiva de atendimento do mercado interno, aí você vai ter inflação. Então, é importante que a gente cresça de forma equilibrada, constante. Por isso que eu falo sempre num ciclo de crescimento duradouro e sustentável. Se a economia brasileira crescer durante 10 ou 15 anos de 5%, 4,5%, 5,5%, 6,5%, com a inflação controlada, será o melhor benefício que esse país pode ter, porque aí nós vamos elevar a massa salarial, que está acontecendo, nós vamos diminuir o desemprego no país, nós vamos aumentar o crescimento industrial, aumentar a produtividade da indústria, e vamos continuar exportando mais e crescendo o mercado interno. é tudo o que um governo sonha, é tudo o que o povo quer e é tudo o que o Brasil precisa.
Apresentador: Muito obrigado presidente Lula, até semana que vem.
Presidente: Obrigado a você, Luciano. E até a próxima semana.
Apresentador: O programa Café com o Presidente volta na próxima segunda-feira. A todos um bom dia e até lá.
A Voz do Brasil - Acervo
A Voz do Brasil - Poder Executivo
Agora Brasil
Bibi - Vem História Aí
Boletim MEC
Boletim Saúde
Boletins Regionais
Bom Dia, Ministro
Brasil em Pauta
Café com a Presidenta
Café com o Presidente
Conversa Séria
Dedo de Prosa
Destaques da Semana - MEC
Dr João Saúde
Minuto Sebrae
Na Ponta do Lápis
Por Dentro do Governo
Pra você, cidadão
Pronunciamentos
Rio 2016
Rota Alternativa
Saiba Mais
Semana do Planalto
Sintonia Rural
Tecnologia e Educação
Trilhas da educação
Um voo pela história
Viva Maria
A Voz do Brasil - Acervo
A Voz do Brasil - Poder Executivo
Agora Brasil
Bibi - Vem História Aí
Boletim MEC
Boletim Saúde
Boletins Regionais
Bom Dia, Ministro
Brasil em Pauta
Café com a Presidenta
Café com o Presidente
Conversa Séria
Dedo de Prosa
Destaques da Semana - MEC
Dr João Saúde
Minuto Sebrae
Na Ponta do Lápis
Por Dentro do Governo
Pra você, cidadão
Pronunciamentos
Rio 2016
Rota Alternativa
Saiba Mais
Semana do Planalto
Sintonia Rural
Tecnologia e Educação
Trilhas da educação
Um voo pela história
Viva Maria
Números da economia brasileira mostram que o país está preparado para dar um salto de qualidade
14/12/2016
|
11:00
Ouça na íntegra:
Download
transcrição
Outras Notícias
ver mais +